por Henrique Marques Porto
Que o "Andrea Chénier", de Umberto Giordano, é um título dos mais apreciados pelos amantes da ópera é fato conhecido que dispensa comentários. Igualmente é dispensável lembrar que o Brasil, e o Rio de janeiro em particular, registra em sua história montagens memoráveis desse ótimo exemplar do verismo. Os mais antigos indicam duas montagens da ópera, nos anos 1930, como as mais notáveis: com Claudia Muzio, Beniaminio Gigli e Carlo Galeffi; e outra com a mesma Claudia Muzio dividindo o palco com Giacomo Lauri-Volpi e o barítono Benvenuto Franci.
Um outro registro que merece destaque data de 1989, realizado na forma de concerto, no Theatro Municipal de São Paulo. Também houve récitas no Rio de Janeiro. A produção foi do "Ópera Brasil", projeto organizado na década de 80 por Fernando Bicudo.
No vídeo abaixo é possível apreciar os ótimos desempenhos de Aprille Milo, em grande forma como "Madalena"; a vigorosa atuação do tenor Corneliu Murgu no papel título; e no papel de "Gerad" o nosso saudoso Fernando Teixeira, um barítono de voz absolutamente superior, sem favor algum um dos melhores do mundo em seu tempo e uma voz cujo timbre é raríssimo nos dias atuais, como se pode confirmar pelo vídeo.
Andrea Chénier - Umberto Giordano (completo)
Aprille Milo, Fernando Teixeira e Corneliu Murgu
Orquestra Sinfônica Brasileira regida por Eugene Kohn
Nenhum comentário:
Postar um comentário