sexta-feira, 30 de março de 2012

Malvina Pereira: a soprano que o Brasil esqueceu





 

por Henrique Marques Porto

Não foi fácil encontrar uma imagem de Malvina Pereira no palheiro de fotos que é a grande rede. Mas aí está ela, de quem não se pode mais dizer que é uma cantora "sem corpo", ou sem rosto. A foto é precária, produto das técnicas de clicheria dos antigos jornais, mas é um documento importante e raro, que os brasileiros estão conhecendo somente agora. 
Encontrei-a não aqui no Brasil, que ainda não aprendeu a preservar a própria memória cultural, ou na Argentina, onde Malvina fez sua estréia em 1901. Tampouco encontrei-a na Itália, onde desenvolveu sua carreira e gravou uma das primeiras versões completas de "O Barbeiro de Sevilha", de Rossini. 
Fui encontrá-la em San Francisco, California, que conservou registros de sua bem sucedida passagem por lá em setembro de 1912. E foi graças ao magnífico Center for Bibliographical Studies and Research (CBSR) da University of California, Riverside, que colocou à disposição do público o projeto California Digital Newspaper Collection.

Malvina Pereira: sucesso em San Francisco, California, em setembro/outubro de 1912
O  CBSR digitalizou periódicos que circularam na California desde 1846. Foi no San Francisco Call (jornal que circulou em San Francisco entre 1890 e 1913), que encontrei matérias com fotos e comentários críticos sobre as atuações de Malvina Pereira. O trabalho de digitalização do acervo está tão bem feito que é possível fazer buscas por nomes citados no conteúdo das matérias de vinte e oito impressos de diversas épocas. E nesse mar de milhares de páginas é possível localizar um simples nome.  

Malvina Pereira é sem dúvida uma precursora. Um nome que precisa ser conhecido e mais estudado. Ela estreou um ano antes de Bidu Sayão nascer! E já fazia sucesso na Itália quando nossa soprano de maior prestígio internacional no século passado ainda brincava com suas bonecas. E a voz de Malvina não fica devendo nada à da prestigiada Bidu.

Os registros sobre sua carreira cessam em 1920. Maior mistério é a sua vida. Sabe-se apenas que nasceu em Florianópolis em 1883 e que foi casada com Ettore Cauli, jornalista italiano que teve atuação na imprensa de São Paulo. Já escrevi para a Secretaria de Cultura de Santa Catarina em busca de outras informações sobre essa ilustre desconhecida da terra, mas ainda não obtive resposta.
O recorte acima, extraído da edição de 05 de outubro de 1912 do San Francisco Call, dá idéia do seu sucesso nos EUA há 100 anos, em matéria assinada pelo crítico Walter Anthony.
Henrique Marques Porto

Malvina Pereira - "Una voce poco fa" - Il Barbiere di Siviglia - Rossini 

8 comentários:

  1. nossa, henrique, surpreendente este seu achado. e, curiosa, fu catar algo mais sobre ela. achei coisas que, acho, vc já sabe, mas vou deixar aqui dois links dos "meus achados". mas estou mesmo muito surpresa. afinal, floripa não é só a UDN!
    ela é mencionada aqui:
    http://www.gramophone.net/Issue/Page/May%201927/43/817486/

    e é "vendida" aqui:
    http://forgottenoperasingers.blogspot.com.br/2011/09/malvina-pereira-florianopolis-1883.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luzete,
      De fato já conhecia os endereços. Aliás, eu é que enviei por e-mail a foto que o colega do "forgottenoperasingers.blogspot.com.br" postou no blog dele. Só esqueceu de indicar a fonte. Mas, tudo bem, eu quero é divulgar o nome dessa ótima cantora brasileira. A Malvina Pereira deve ter parentes em Florianópolis. Como eu disse na matéria, pedi a ajuda da Secretaria de Cultura da cidade, mas eles nunca responderam, nem para dar satisfação.
      abraço
      Henrique

      Excluir
    2. Dear Henriqe see here http://cdnc.ucr.edu/cdnc/cgi-bin/cdnc?a=d&cl=search&d=SFC19121005.2.59&srpos=3&e=-------en--20--1--txt-IN-malvina+pereira----#

      Excluir
    3. Thanks, Arakelyan. I found news about Malvina Pereira on that web site: http://cbsr.ucr.edu/. Very good documentation.
      Thank you for visiting.
      Henrique Marques Porto

      Excluir
  2. Henrique
    Fico indignada com esse tipo de comportamento. A descoberta foi sua e fui testemunha. Quem sabe a Luzete ajuda a encontrar mais alguma coisa sobre a Malvina?
    Beijos.
    Helô

    ResponderExcluir
  3. Henrique fico feliz em ter compartilhado este tão belo resgate de nossa cultura. Cheguei a esta postagem após ver que a Marina passou aqui por Pernambuco, Recife com uma companhia Italiana, um achado de um pesquisador da aria de Teatro. Ledson. veja o programa da opera aqui: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=637363689671598&set=a.115137328560906.20372.100001939189659&type=1&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Gleyce,
      Excelente garimpo feito pelo pesquisador Ledson. Sabia que Malvina Pereira excursionou por cidades do nordeste, mas não no Recife. Já li referências sobre apresentações dela em Salvador-BA. Mas não achei nenhum documento. Deve te sido no mesmo período.
      Malvina Pereira continua sendo um mistério. Ainda não encontrei uma boa foto dela e não há registros sobre sua carreira a partir de 1920. No entanto, Malvina foi a primeira cantora lírica do mundo a gravar uma versão integral da ópera "O Barbeiro de Sevilha", de Rossini, em 1919, em Milão, com elenco e orquestra do Teatro alla Scala. Nesse teatro, contudo, não há registros de que tenha cantado lá. Enviei e-mail para o alla Scala e me responderam prontamente. Também escrevi para a Secretaria de Cultura de Santa Catarina pedindo informações. Sequer tive a atenção de uma resposta.
      Abraço
      Henrique

      Excluir
  4. Obrigada pela atenção Henrique.
    Parabéns pela força de persistir em garimpar e compartilhar os achados conosco!
    Abraço.

    ResponderExcluir