terça-feira, 18 de outubro de 2011

Daniel Baremboim assumirá direção 
artística do alla Scalla de Milão 

Daniel Baremboim: desafio em Milão e indicação ao Nobel da Paz

Na semana passada a direção do Teatro alla Scalla anunciou que Daniel Baremboim será o novo diretor artístico da casa a partir de dezembro. O anúncio oficial sacramenta uma colaboração de muitos anos. Desde que Ricardo Muti deixou a direção artística do Scalla em 2005, Barenboim vem atuando no teatro milanês com o título honorário de "Maestro do alla Scala", produzindo pelo menos duas óperas por ano. Mas também vinha atuando como uma espécie de consultor artístico. Foi portanto, uma solução que pode ser entendida como natural. 
Baremboim assumirá o Scalla em meio a uma temporada que começou bem, numa demonstração de empenho do teatro em superar as dificuldades dos últimos anos. Mas deve estar preocupado com os cortes de verbas que estão afetando profundamente a cultura e as artes na terra de Verdi. De fato, na Itália de Berlusconi, il signore, o cargo de diretor artístico do mais importante teatro de ópera do país é um emprego que exigirá trabalho duro, muita inteligência e criatividade. 

Nobel da Paz
Mas parece que os ventos estão soprando a favor de Daniel Baremboim. Da Argentina chega a notícia da indicação de seu nome para o Prêmio Nobel da Paz de 2012. A proposta será formalizada pela Academia Argentina de Letras, e já tem apoio de outras instituições. 
A justificativa da proposta é o projeto Orquestra West-Eastern Divan, criado por Baremboim, e que reúne músicos árabes e israelenses. A orquesta foi criada em 1999, com o ensaísta e professor de origem palestina Edward Said, já falecido, durante um "workshop" para jovens músicos de Israel, da Palestina e de outros países árabes, com o objetivo de promover a convivência e o diálogo entre os povos do Oriente Médio.

Orquestra West-Eastern Divan - "Liebestod" 
 Waltraud Meier e Daniel Baremboim   

Nenhum comentário:

Postar um comentário